Secretário americano cancela reunião com Haddad, que atribui cancelamento às ‘forças da extrema-direita’.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, cancelou de última hora uma reunião prevista com o ministro da Fazenda.

Em uma reunião prevista para próxima quarta-feira (13/08), tinha como objetivo discutir investimentos e cooperação econômica entre os dois países. Segundo Haddad, a decisão foi “influenciada por forças da extrema-direita” que, de acordo com ele, têm atuado para desgastar a imagem do Brasil no cenário internacional. “É lamentável que setores radicais estejam interferindo em agendas que deveriam ser pautadas pelo interesse econômico e pelo diálogo democrático”, declarou o ministro.
O Ministério da Fazenda informou que mantém canais abertos com autoridades americanas e que buscará remarcar a reunião em outra data. O governo dos EUA não comentou as razões para o cancelamento.
Analistas apontam que a relação bilateral vive um momento de sensibilidade, em meio a disputas políticas internas e pressões externas.
“A militância anti diplomática dessas forças de extrema-direita que atuam junto à Casa Branca tiveram conhecimento da minha fala e agiram junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.