Oposição distribuirá dossiê com denúncias sobre abusos de poder de Moraes.
O documento apresentará casos concretos de "casos concretos de prisões arbitrárias".

A oposição na Câmara dos Deputados pretende lançar uma ação internacional contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o líder do bloco, deputado Zucco (PL-RS), entregará nos próximos dias a cerca de 80 embaixadas no país, uma Carta Denúncia relatando crimes e abusos atribuídos ao magistrado, incluindo a criação de um “gabinete paralelo” no TSE para perseguir envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
O documento reunirá denúncias divulgadas pela série “Vaza Toga 2”, baseada em provas apresentadas por Eduardo Tagliaferro, ex-servidor do TSE que trabalhou diretamente com Moraes. Segundo os opositores, o material divulga práticas de perseguição política e violações de direitos fundamentais.
Zucco afirmou que o objetivo é levar à comunidade internacional “a verdade sobre os abusos cometidos no Judiciário” e cobrar uma reação diplomática. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa que buscará apoio de governos estrangeiros para pressionar pela responsabilização do ministro.
Ainda segundo esse comunicado, a oposição espera que a proposta de emenda à Constituição (PEC) do fim do foro privilegiado seja votada na próxima semana, segundo o jornal Estadão.