Eleições 2026: Cleitinho convida Gabriel Azevedo para compor sua chapa ao governo do estado.
Gabriel já disputou a prefeitura de BH em 2024.

O cenário político mineiro começou a se movimentar para as eleições de 2026. O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) convidou oficialmente o ex- presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), para compor sua chapa na disputa pelo governo do estado de Minas Gerais.
A possível aliança une dois nomes que têm se destacado por discursos independentes e forte atuação nas redes sociais. Cleitinho, eleito senador em 2022 com expressiva votação, tem adotado um tom crítico ao governo federal e se consolidado como uma liderança conservadora no estado. Já Gabriel Azevedo, conhecido pelo perfil técnico e por propostas de modernização da gestão pública, tem ampliado sua projeção para além da capital mineira.
O senador ensaia uma candidatura ao governo do estado e está liderando as intenções de voto nas pesquisas mais recentes. Ao seu lado, concorreria ao Senado о deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos).
Ao Aparte, Euclydes afirmou que convidou Gabriel Azevedo para coordenar a campanha dele e de Cleitinho ao governo de Minas e que também tenta convencê-lo a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo MDB - algo que Gabriel já reiterou que não pretende fazer, por considerar que o ex-vereador pode representar uma base importante em Belo Horizonte. Segundo fontes próximas, Gabriel estaria avaliando a proposta, mas ainda não definiu se aceitará compor a chapa como vice ou disputar outro cargo.
Segundo Gabriel, além da vaga de vice e de coordenador da campanha, foi colocada a mesa a possibilidade de uma suplência ao Senado. "O que ouvi de ambos é que, se eu não aceitar o convite para ser candidato a vice-governador, deveria considerar ao menos a suplência ao Senado ou a proposta de ser candidato a deputado federal", afirmou.