Lançamento de novos empreendimentos imobiliários caem e venda de imóveis usados aumentam em BH.
Enquanto novos lançamentos caem, a venda de imóveis aumenta.

Uma pesquisa sobre o mercado imobiliário de Minas Gerais indicou que o setor na capital mineira está aquecido, mas que o número de lançamentos imobiliários foi menor que o de compras. De acordo com o estudo da Brain Consultoria a pedido do Sinduscon-MG, foram comercializadas 1.087 unidades entre janeiro e março, enquanto 658 foram lançadas. O estudo, que abrange cidades que representam 41% da população de MG, destacou que 84% dos lançamentos se concentraram nos padrões Standard (R$ 350 mil a R$ 700 mil) e Luxo (R$ 2 milhões a R$ 4 milhões). Os apartamentos compactos também tiveram forte atuação, com 213 unidades vendidas. Segundo Eduardo Magalhães, corretor de imóveis, os imóveis mais populares, pelo fato do comprador ter que comprovar uma renda mais acessível, teve um aumento na procura e mais acordos fechados. Para o presidente do Sinduscon-MG, Raphael Lafetá, o cenário de boas vendas, estoque ajustado e valorização reforça o dinamismo da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Um outro fator que atrapalha o lançamento de novos empreendimentos, é a taxa de juros alta, que inviabiliza o pagamento para os compradores, e atrapalha o financiamento imobiliário, que depende muito dos recursos da poupança. Quando a Selic está mais alta, boa parte da população opta por deixar suas reservas em fundos de renda fixa, em vez da poupança.
Fonte: Sinduscon-MG e Jornal O Tempo.