Negociação: Grupo de senadores se reúnem com governo Lula para reter o "tarifaço".
Congressistas alertam para perda de vagas de emprego no Brasil.

A comissão de senadores criada para tratar sobre a tarifa de 50% imposta pelo governo americano sobre os produtos brasileiros, se reuniu, nesta quarta (23), com o ministro das Relações Exteriores, do governo federal, Mauro Vieira, e a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti. O presidente norte-americano, Donald Trump, endereçou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 09/07, para informar sobre a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, dentro do país Norte-americano, começando a valer a partir de 1o de agosto.
O encontro ocorreu de forma remota, o chanceler Mauro Vieira informou que, os esforços recentes do governo brasileiro em negociações com o setor privado norte-americano e com autoridades do Tesouro dos Estados Unidos, em articulação conduzida por diferentes ministérios.
O chanceler ressaltou ainda que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos mantiveram superávit de US$ 410 milhões na balança com o Brasil e que a complementariedade entre as economias tem sido sistematicamente apresentada ao governo americano.
Os primeiros contatos entre os governos ocorreram antes mesmo da declaração oficial das tarifas por Donald Trump. O governo brasileiro sempre tentou argumentar que, com déficit comercial, o país não deveria ser alvo das tarifas — como ocorre com Austrália e Reino Unido.