Morre Preta Gil aos 50 anos.
Cantora faleceu neste domingo (20/7), nos Estados Unidos.

A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer colorretal. A artista vinha travando uma batalha pública contra a doença desde que foi diagnosticada em 2023.
Filha de Gilberto Gil, Preta construiu uma trajetória marcante na música brasileira com sua voz potente, carisma irreverente e ativismo em prol da diversidade e dos direitos das mulheres. Sua morte deixa uma lacuna no cenário artístico e cultural do país. Preta deixa um filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, de 30 anos, fruto do relacionamento com Otávio Müller, e uma neta, Sol de Maria, de 9 anos.
Ela começou um tratamento contra a doença logo no dia 16 de janeiro de 2023. Durante os primeiros meses de quimioterapia, Preta passou por uma série de desafios, e, em abril daquele ano, chegou a ser levada para a UTI em função de uma sepse. Internada, ela sofreu ainda de uma pneumonia. O episódio foi relatado por Preta em seu perfil no Instagram. “Eu passei por momentos delicados, mas graças a Deus, aos meus Orixás, minhas santas, aos médicos que formaram uma equipe impecável, eu estou aqui agora podendo gravar esse vídeo pra vocês bem e recuperada”, disse, à época. Atualmente ela passava por um tratamento nos Estados Unidos, a família e os amigos estavam esperançosos pela a recuperação da cantora, mas ela não resistiu. Em nota a família agradeceu:
"Agradecemos por todo amor, orações e apoio ao longo desses dois anos tão difíceis. Preta foi uma guerreira até o fim", declarou a família, em nota oficial.